segunda-feira, 7 de abril de 2008

ANAC lança comunicados de segurança


ANAC lança comunicados de segurança para a aviação geral

Brasília, 7 de abril de 2008 – Mais de 10 mil aeronaves no Brasil fazem parte da Aviação Geral. São aviões que pertencem a pessoas físicas, instituições, empresas (exceto as companhias de Aviação Regular e Não-Regular), usados na aviação agrícola, reportagens, aerocinematografia, acrobacias, demonstrações, combate a incêndios, em atividades esportivas ou como meio de transporte. Essas aeronaves são comandadas por pilotos privados e pilotos comerciais nos aeródromos e em cerca 160 aeroclubes em atividade no país. Para manter este público informado sobre os aspectos que envolvem a segurança e a prevenção de acidentes, a ANAC lançou o informativo Alerta de Vôo.

Sem periodicidade regular, o Alerta de Vôo será divulgado sempre que for necessário para chamar a atenção de pilotos e empresas da Aviação Geral em todo o país e reforçar a divulgação sobre temas relevantes para a prevenção de acidentes, principalmente recomendações de segurança de vôo emitidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira.

Publicado na página da ANAC na Internet (www.anac.gov.br/alertavoo), o informativo traz assuntos relativos a segurança de vôo e recomendações de segurança de vôo, em linguagem direta e objetiva. Na página online há também um arquivo que pode ser salvo ou impresso, para ser colocado em painéis de avisos nos aeroclubes, por exemplo. O piloto que tiver dúvidas com o conteúdo pode ainda entrar em contato com a Gerência Geral de Investigação e Prevenção de Acidentes da agência reguladora.

O primeiro boletim, divulgado em 3 de abril, trata do abastecimento de combustíveis, com as recomendações de segurança de vôo do Cenipa geradas a partir do acidente com um Cirrus SR22 no Rio de Janeiro, no dia 2 de março de 2008, em que a utilização de querosene no lugar de gasolina provocou a queda do avião e a morte do piloto e de três passageiros.

Fonte: ANAC

Nenhum comentário: