quinta-feira, 27 de março de 2008

A empresa sem nome nasce!

Uma nova empresa para o Brasil, porém ela ainda não tem nome...


Aeronave escolhida: Embraer 195






Cockpit


No cockpit, além de todos os equipamentos padrões, assim como ocorre com os Embraer 190 da jetBlue, os Embraer 195 da nova empresa virão com Head Up Display* e Electronic Flight Bag**

* Head Up Display ou HUD

O Head-up Display ou HUD é um equipamento que permite ao piloto visualizar simultaneamente, por meio de uma tela transparente, imagens externas e informações de vôo, tais como a atitude, altitude, velocidade dentre outras informações excensiais para um vôo seguro. Iste equipamento permite ao piloto manter sua total concentração no ambiente externo à aeronave enquanto ao mesmo tempo recebe informações relevantes do vôo.

O sistema utilizado é o Head-up HGS-5600 da Flight Dyamics, empresa pertencente à Rockwell Collins, baseia-se na tecnologia dos monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Displays - LCD) para aprimorar a qualidade e confiabilidade das imagens. O sistema foi desenvolvido para aperfeiçoar a capacidade de percepção situacional do piloto durante todas as fases do vôo, melhorar a eficiência da tripulação assim como a performance operacional da aeronave. O HGS também permitirá pouso CAT IIIa em condições climáticas desfavoráveis, e guiagem para decolagens sob condições de baixa visibilidade. O HGS funcionará de maneira integrada com o PRIMUS Epic, sistema aviônico fabricado pela Honeywell e que equipa o EMBRAER 195.

** Electronic Flight Bag ou EFB

O sistema é opcional para as aeronaves da Embraer. Trata-se de dispositivo compacto e leve com duas unidades monitor-processador (Electronic Display and Processing Unit – EDU) e pode substitui o conteúdo das pastas de vôo convencionais dos pilotos. O EFB pode ser fornecido com o Pacote Operacional Portátil da Embraer (Embraer Portable Operational Package – EPOP), um aplicativo que possibilita cálculo de desempenho, peso & balanceamento e acesso a publicações operacionais.

O sistema EFB PilotView suporta múltiplas funcionalidades, tais como mapas de navegação, gráficos das pistas de rolagem, checklists, informações climáticas real-time, vídeo (proveniente de câmaras de vigilância ou sistemas de visão avançada), entre outras. O sistema EFB duplo dispõe de telas sensitivas ao toque de 8,4 polegadas de fácil leitura sob todas as condições de iluminação dentro da cabine e permite intercâmbio de visualização das telas com o simples toque de uma tecla. Adicionalmente, o sistema vem com um teclado extensível acoplado e é capaz de atualizar os dados via retransmissão em terra, através de rede sem fio ou uma conexão GSM (Global System for Mobile Communications).


Cabine de Passageiros



A configuração escolhida pela nova empresa foi a de classe única com 118 poltronas dispostas em quatro assentos por fileira, posicionados dois-a-dois.


Apesar de não terem falado medidas, foi dito que as aeronaves contarão com mais espaço entre as fileiras do que qualquer outra empresa aérea brasileira.


Todos os assentos serão revestidos em couro ecológico.



A nova empresa será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV.

Através deste sistema, os passageiros vão poder assistir jogos de futebol, novelas, noticiários, de canais abertos ou a cabo.

Um serviço inédito e que com certeza será um dos principais diferenciais da empresa.


Serviços de Solo e Bordo

No aeroporto, o principal destaque são os totens de auto-atendimento (a exemplo do que a TAM já faz).

Assim como ocorre na Norte Americana Virgin America, o passageiro poderá escolher a hora de comer e beber, as opções serão bolachas, salgadinhos, doces e outros snacks, além das bebidas é claro!

A estratégia da empresa será voar ponto a ponto, ou seja não existirá a necessidade do passageiro ir por exemplo de Recife até Porto Alegre, passando por São Paulo ou Rio de Janeiro, em outras palavras a empresa não irá utilizar o conceito de HUB nas suas rotas.


Sucesso!

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